Páginas

terça-feira, 1 de junho de 2010

Dica - Festival Varilux de Cinema Francês

Festival Varilux de Cinema Francês!

10 filmes inéditos em 9 cidades!

Segundo a revista Filme B, no ano de 2009, 771.000 espectadores assistiram a um filme francês numa sala de cinema, além de milhões através de DVDs ou pela televisão.
É nesse contexto que nasce o novo Festival Varilux* de Cinema Francês – 2010, evento realizado pela Unifrance com apoio da Embaixada da França no Brasil e da Delegação das Alianças Francesas produzido pela Bonfilm.

Com a projeção das melhores e mais recentes produções - em avant-première, e com a presença de uma importante delegação de atores e cineastas franceses, o Festival Varilux de Cinema Francês pretende se tornar uma referência de encontro anual entre o cinema francês e o público brasileiro.
As datas
O Festival Varilux de Cinema Francês – 2010 terá abertura no dia 
2 de junho em São Paulo e no dia 3 de junho no Rio de Janeiro, com a presença dos artistas franceses.
No dia 
2 de junho também serão organizadas sessões de avant-première com coquetéis de abertura nas outras 7 cidades.
Os 
filmes serão exibidos simultaneamente de 4 a 10 de junho nas nove cidades, graças à tecnologia de projeção digital da Rain. Os filmes
O Festival Varilux de Cinema Francês 2010 será uma vitrina da diversidade da produção cinematográfica francesa : filmes de autores (
O profeta, Faça-me feliz), filmes comerciais (Coco Channel & Igor Stravinsky), filmes para crianças (O pequenho Nicolau), documentários (Oceanos)… Essa diversificação da produção cinematográfica francesa é a que permitiu alcançar todos os públicos e ter sucesso no mercado francês e fora do país.
Em total, dez filmes franceses inéditos, entre os melhores da produção recente serão apresentados pelo festival. A maioria deles foram comprados por distribuidoras brasileiras.

• Coco Chanel & Igor Stravinsky de Jan Kounen (2009)
• Profeta (Un prophète) de Jacques Audiard (2008)
• O Pequeno Nicolau (Le Petit Nicolas) de Laurent Tirard (2008)
• Oceanos (Océans) de Jacques Perrin e Jacques Cluzaud (2009)
• Faça-me feliz (Fais-moi plaisir!) de Emmanuel Mouret (2009)
• Hadewijch (Hadewijch) de Bruno Dumont (2009)
• Um outro caminho (Le dernier pour la route) de Philippe Godeau (2009)
• O Refúgio (Le Refuge) de François Ozon (França, 2009).
• 8 Vezes de pé (8 fois debout) de Xabi Molia (2009)
• Dia da saia (La Journée de la jupe) de Jean-Paul Lilienfeld (2008)
A delegação de artistas
Adel Bencherif, ator de O Profeta
Uma das revelações do filme, foi indicado ao César da Revelação Masculina.
Anna Mouglalis, atriz principal de Coco Chanel & Igor Stravinsky.
Atriz de teatro e de cinema (Chantal Akerman, Claude Chabrol), segue paralelamente uma carreira de modelo como ícone da marca Chanel.
Frédérique Bel, atriz principal de Faça-me feliz
Estrela da televisão francesa, Frédérique Bel já participou dos dois filmes anteriores do Emmanuel Mouret e trabalhou com grandes diretores de cinema (Luc Besson, Cédric Klapisch).
Jacques Cluzaud, diretor de Oceanos
Grande especialista das produções audiovisuais “extremas”!
Julie Sokolowski, atriz principal de Hadewijch 
Grande revelação do filme de Bruno Dumont.
Laurent Tirard, diretor de O Pequeno Nicolau
Jornalista e agora rei do box office na França!
Philippe Godeau, diretor de Um novo caminho.
Esse filme é o primeiro dirigido por esse produtor reconhecido na França, que trabalhou com diretores como André Téchiné, Jacques Rivette ou Maurice Pialat.
As salas
Rio de Janeiro (Odeon Petrobras, Estação Ipanema e Unibanco Arteplex Botafogo), São Paulo (Unibanco Arteplex Frei Caneca e Reserva Cultural), Brasília (Embracine Casa Park), Belo Horizonte (Usiminas Belas Artes), Porto Alegre (Unibanco Arteplex Bourbon), Salvador (Espaço Unibanco Glauber Rocha), Curitiba (Unibanco Arteplex Crystal), Recife (Cinema da Fundação Joaquim Nabuco), Fortaleza (Espaço Unibanco Dragão do Mar).
Eventos
Dia 2 de junho, o Festival será aberto em São Paulo com a projeção do filme 
Oceanos no cinema Playarte Bristol.
Dia 3 de junho, no Rio de Janeiro, a abertura oficial do Festival acontecerá no Odeon Petrobras, com a projeção do filme 
Coco Chanel & Igor Stravinsky de Jan Kounen, em presença de toda a delegação artística francesa.
Dia 4 de junho, será organizada no Morro do Vidigal a projeção do filme 
O Pequeno Nicolau no ar livre do making-off do 5 X Favelas – agora por nós mesmo - o documentário no Rio de Janeiro, em parceria com a associação Nós do Morro.
Dia 5 de junho, será exibido o filme 
Oceanos de Jacques Perrin e Jacques Cluzaud ao ar livre numa tela gigante no Forte de Copacabana no Rio de Janeiro, em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, com o apoio da empresa francesa de construção de submarinos DCNS (entrada livre). Encontros profissionais
O festival Varilux de Cinema Francês permitirá trazer ao Brasil vários produtores e cineastas franceses que discutirão das condições de aplicação do novo acordo de coprodução franco-brasileiro que será assinado durante o festival de Cannes, e das possibilidades de ampliar a cooperação entre as duas cinematografias. Esses encontros profissionais serão organizados no dia 4 de junho pela ANCINE e o CNC (Centre National du Cinema), com o apoio da revista FILME B e participação da Filme Rio - Rio Film Commission.



Agradecimentos especiais a Overmundo.


Fica a dica!!
Beijos
LB

Nenhum comentário:

Postar um comentário